- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Em 06 de novembro deste ano aconteceu a primeira audiênica pública para tratar da questão da falta de transporte coletivo na cidade de Açailândia. A realização daquela audiência foi resultado das mobilizações e provocações de universitários da UEMASul e entidades da sociedade civil que, desde agosto, cobram atuação do legislativo municipal em relação a esta problemática.
Participaram os vereadores Thiago, Thaís, Denes, Demazim, Odacy, Erivelton e Kell, representantes da OAB, da Copertaxi, ACIA - Associação Comercial, Associação de Moradores da Vila Ildemar, CDJUV - Coletivo Desenvolvimento e Juventude, Associação das pessoas com deficiência, além dos estudantes da UEMASUL.
A própria criação da Comissão de Transporte da Câmara efetivou-se como primeira medida legislativa para atender as cobranças dos municípes quando os ônibus da empresa Linux encerraram sua operação na cidade no início do mês de agosto. No mesmo mês uma manifestação da programação de greve da UEMASUL também colocou o transporte como pauta.
Para Jareth Ribeiro, discente e Conselheira Universitária da UEMASUL, as manifestações, reuniões e a oferta de uma denúncia com abaixo-assinado ao Ministério Público os estudantes tem cobrado providencias dos poderes locais para sanar esta situação, mas estas mobilizações "tem sido ignoradas pelo executivo de Açailândia e pela empresa que deveria fornecer esse transporte ao município e nunca prestou qualquer tipo de posicionamento. E esse descaso é inaceitável quando tratamos de um serviço que é fundamental e garantido por lei".
Da audiência realizada em 06 de Novembro, algumas soluções foram apresentadas e a Comissão de Transporte decidiu dar prosseguimento a esta discussão instigando o Poder Executivo e o Ministério Público, mas nenhuma outra solução foi adotada até o momento.
06 de dezembro de 2023
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário